5.9.07

Da União Ibérica

Afinal Saramago tinha razão quanto à inevitabilidade de uma União Ibérica. Só se enganou no timing. Tudo acontecerá muito mais brevemente do que o laureado escritor supunha. Depois de, no passado Sábado, num concurso de danças em jeito de Eurovisão, os portugueses terem atribuído nota máxima (doze pontos) aos concorrentes espanhóis e os espanhóis os mesmos doze aos dançarinos portugueses, hoje a selecção espanhola de basquetebol, campeã do mundo em título, fez o favor de se deixar perder com a Croácia, única forma que a equipa portuguesa tinha de conseguir o seu apuramento para a 2.ª fase do campeonato europeu daquela modalidade a decorrer no país vizinho há três ou quatro dias.
Os cépticos, como todos nacionalistas e patriotas portugueses, dirão que tudo isto não passa de uma triste (ou feliz) coincidência. Posso garantir, depois de aturada análise, que a União Ibérica está mesmo ao virar da esquina (aguardam-se outras “coincidências”) e não é coisa de políticos ou de políticas. Forças poderosas, discretas e, ainda, desconhecidas, movimentam-se por toda a Ibéria e nada as demoverá dos seus intentos.
P.S.: Posso garantir que na futura Ibéria um litro de gasolina sem chumbo 95 se manterá a um pouco mais de um Euro e que a taxa mais alta de IVA nunca ultrapassará os 16%. O que é que dirá Francisco Louçã sobre o assunto?
P.P.S.: A Ibéria será monárquica, excepto nos meses de Verão. É que há anos que a família real espanhola não tem férias a sério. Verão após Verão sempre a navegar e a ser fotografada em Palma de Maiorca. P.P.P.S.: Também não pode ser à toa que Cavaco Silva se deu ao trabalho de considerar "absurda" uma união entre os dois estados ibéricos.

1 comentário:

Diogo Vaz Pinto disse...

Execelente post!