20.1.08

Primárias Republicanas: Nevada e Carolina do Sul (ligeiramente actualizado)

McCain venceu ontem as primárias na Carolina do Sul após uma derrota esperada mas pouco importante no Nevada. Recorde-se que nas últimas décadas todos os candidatos republicanos que venceram as primárias na Carolina do Sul acabaram nomeados pelo seu partido. McCain tem conduzido a campanha como "corredor de fundo", ganhando votos e intenções de voto de forma muito significativa desde finais de 2007. Talvez deva agora, além de sublinhar os aspectos lógicos da sua posição sobre a imigração e o combate ao terrorismo, pronunciar-se mais sobre questões económicas.
Dia 29 deste mês acontecerão as primárias na Flórida onde se supõe que Rudolph Giuliani apareça na corrida pela primeira vez – espera-se até que ganhe -, já que naquele estado tem centrado a sua campanha nesta fase das primárias.
De qualquer modo, e passo a redundância, é óbvio que tudo ficará decidido na Terça-feira dia 8 de Fevereiro. Nessa altura ver-se-á se os republicanos escolherão para candidato à presidência o homem que em 2000 devia ter vencido George W. Bush nas primárias do partido. Isto não significa, porém, que McCain chegue fora do tempo. 2008, e no que respeita a McCain, será sempre o ano certo para os republicanos e para os EUA.
Foto: Cindy e John McCain.

Sem comentários: