6.3.08

Ouvi hoje na TSF a notícia da morte de Joel Serrão. Não me admirei. Há vários anos que se encontrava muito doente. Fui seu aluno de mestrado antes de ter assentado praça na EPI em Mafra no longínquo ano de 1989. Quando regressei à Universidade foi para frequentar outro mestrado, mas as aulas de Joel Serrão foram inesquecíveis, apesar de na altura o coordenador do Dicionário de História de Portugal não possuir já o vigor de outros tempos.
Mas antes de Joel Serrão, faleceram outros excelentes professores da minha licenciatura e/ou mestrado em História dos Séculos XIX e XX na FCSH-UNL. Primeiro foi João Cordeiro Pereira, excelente comunicador e inteligência superior. Depois, Luís Krus, um dos mais notáveis medievalistas portugueses da sua geração. A seguir, Oliveira Marques meu professor de História de Portugal Medieval e de História de Portugal Contemporâneo. Finalmente, e há bem pouco tempo, faleceu a professora Sacuntala de Miranda que publicou umas memórias e vários estudos de história económica e social tão fascinantes como importantes e despretensiosos. Todos eles morreram precocemente ou ficaram "inutilizados" demasiadamente cedo. Parece-me uma praga, e como todas as pragas há no desaparecimento de cada um deles qualquer coisa de inexplicável. Fica a memória e os livros e artigos de cada um deles para ler e reler. Consola, mas pouco!

Sem comentários: